Trump volta ao X para ser entrevistado por Elon Musk nesta segunda
Donald Trump está retornando ao X, plataforma social onde foi banido por quase dois anos, para uma entrevista ao vivo nesta segunda-feira (12). Trump e Elon Musk, proprietário do X, participarão de uma “conversa ao vivo” que, segundo Musk, será “sem roteiro e sem limites de tema, prometendo ser altamente divertida.”
Além de tentar alcançar milhões de eleitores diretamente, a entrevista representa uma oportunidade para o X, que enfrenta desafios recentes, de se redimir. Trump também aproveitou a ocasião para fazer sua primeira postagem na plataforma em um ano, compartilhando um vídeo de campanha em que alega ser vítima de perseguição política devido aos processos que enfrenta na Justiça.
Em janeiro de 2021, Trump foi expulso da plataforma, então chamada de Twitter, dois dias após a invasão ao Capitólio dos EUA. Na época, a plataforma justificou a decisão alegando que a conta de Trump representava um “risco de mais incitação à violência.” Em novembro de 2022, após a compra do Twitter por Musk, a conta de Trump foi restaurada, mas o ex-presidente preferiu continuar usando sua própria rede social, o Truth Social.
A plataforma X já foi palco de momentos significativos na corrida presidencial americana. Em agosto, Trump evitou o primeiro debate republicano e optou por uma entrevista com Tucker Carlson, ex-apresentador da Fox News, que foi transmitida no X. No mês passado, o presidente Joe Biden também usou a plataforma para anunciar sua desistência da reeleição.
Antes da entrevista com Trump, Musk anunciou que o X estava realizando “alguns testes de escala de sistema” para lidar com o esperado grande volume de participantes.
Musk, que anteriormente se descreveu como democrata, passou a apoiar Trump após o ex-presidente ser alvo de uma tentativa de assassinato em um comício na Pensilvânia. Além de apoiar Trump, Musk tem se inclinado cada vez mais à direita, utilizando o X para influenciar o discurso político global. Ele também reativou perfis banidos, como o do teórico da conspiração Alex Jones.
A entrevista será transmitida na conta de Elon Musk no X, em um momento em que as pesquisas apontam uma disputa acirrada entre Trump e Kamala Harris, candidata democrata à presidência dos EUA. Segundo a Bloomberg, Musk teria doado para a campanha de Trump, embora não tenha comentado sobre isso publicamente.
A última postagem de Trump no X, antes da atual, foi uma foto tirada após sua rendição em uma prisão de Atlanta, há um ano, onde enfrentou acusações de conspirar para reverter sua derrota eleitoral na Geórgia.