União Europeia vai investigar X (Twitter) por não combater desinformação
O último comunicado da Comissão Europeia anunciou a abertura de um processo contra o X (antigo Twitter) por suposta violação da Lei dos Serviços Digitais da União Europeia. A investigação visa examinar as ações da empresa, liderada por Elon Musk, no combate à disseminação de conteúdo ilegal e na implementação de medidas para combater a desinformação, especialmente relacionadas ao sistema de “notas da comunidade”. Esta é a primeira ação desse tipo desde a entrada em vigor da nova lei em novembro do ano passado.
A legislação exige que grandes plataformas online e mecanismos de busca intensifiquem seus esforços no combate ao conteúdo ilegal e aos riscos à segurança pública, além de protegerem seus serviços contra técnicas de manipulação. Empresas que violarem essas regras podem ser multadas em até 6% de seu faturamento global. A investigação concentrará-se nas medidas de transparência da plataforma X e em alegados elementos enganosos na interface do usuário, como as marcações de verificação associadas a produtos de assinatura, conhecidas como verificações azuis.
A Comissão Europeia declarou que realizará uma investigação aprofundada como prioridade, reunindo mais evidências por meio de solicitações adicionais de informações, entrevistas e inspeções. A X (Twitter) negou irregularidades até o momento.