Van Hattem Critica Condenação De Mulher De 71 Anos Pelo STF
O deputado condenação da professora aposentada Iraci Nagoshi, de 71 anos, que terá de passar os próximos 14 de sua vida na cadeia.
Há poucos dias, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu o veredito, depois de entender que a mulher praticou cinco crimes, por ter participado do 8 de janeiro: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa. Iraci terá ainda de pagar cem dias-multa, cada dia-multa no valor de um terço do salário mínimo.
“O que estão fazendo contra esses pequeninos é uma desumanidade”, disse Van Hattem, na tribuna da Câmara, ao mostrar reportagem da Revista Oeste. “E não é só contra essa professora aposentada, não. São outras pessoas que não tinham nada nas mãos, a não ser uma bandeira do Brasil e a Bíblia.”
Além de Van Hattem, o bilionário Elon Musk comentou o caso de Iraci. “Preocupante”, disse o dono do Twitter/X em uma repostagem da notícia de Oeste na página de um site norte-americano na plataforma.
Desumanidade: idosa de 71 anos de idade e doente é condenada por Alexandre de Moraes a passar os últimos anos de sua vida na prisão!
Pessoas humildes, como uma professora aposentada de 71 anos. Pessoas comuns, que tinham a Bíblia na mão e a bandeira do Brasil nos ombros, são o…
Quem é Iraci Nagoshi
Moradora de São Caetano do Sul (SP), Iraci é ex-professora de português e diretora aposentada. A idosa ficou oito meses detida na Colmeia. Desde agosto, ela usa tornozeleira.
Um dia antes do 8 de janeiro, Iraci pegou um ônibus com um grupo de pessoas e viajou a Brasília. No dia do protesto, ela estava na Praça dos Três Poderes e entrou no Palácio do Planalto. O advogado sustentou que ela o fez para se refugiar das bombas de efeito moral que a polícia jogou e que não cometeu vandalismo.
Segundo a defesa, nas primeiras semanas em que ficou detida, Iraci teve de dividir uma cela pequena com mais de dez pessoas, além de tomar banhos frios e se alimentar mal.
Iraci tem ainda transtornos passivos, diabetes, hipertireoidismo e dislipidemia. Após conseguir a liberdade condicional, teve uma paralisia em um dos lados do rosto, que precisou de tratamento.
Fonte: Revista Oeste