Zelensky anuncia ‘destruição’ de importante navio russo no Mar Negro
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, anunciou na segunda-feira, 6 de novembro de 2023, a “neutralização” do navio russo “Askold” no Estreito de Kerch, localizado na Crimeia, pouco tempo após o Exército ucraniano ter relatado um bombardeio na área.
Zelensky agradeceu a todos os envolvidos na neutralização do navio russo no Estreito de Kerch, na península da Crimeia, que foi anexada pela Rússia. Ele fez esse anúncio em seu discurso diário, compartilhado nas redes sociais.
As autoridades russas, por sua vez, afirmaram que os disparos causaram danos ao navio e resultaram em destroços caindo em uma doca.
No mesmo dia, Kiev acusou Moscou de lançar quatro mísseis e um drone de ataque a partir dos territórios ucranianos ocupados pela Rússia no sul do país.
Recentemente, a Ucrânia admitiu que sua contraofensiva iniciada em junho não obteve sucesso e apenas permitiu a recuperação de alguns povoados.
Além disso, Zelensky declarou que o país não está considerando realizar eleições no momento. Ele enfatizou a importância de focar na defesa e na batalha que determinará o destino do Estado e do povo, em vez de se envolver em uma farsa que somente a Rússia espera da Ucrânia.