
🔴 Trump joga a culpa da guerra da Ucrânia em Biden e ZelenskyEx-presidente diz que conflito nunca teria começado se ele estivesse no poder
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer duras acusações contra Joe Biden e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Em publicação recente nas redes sociais, Trump afirmou que os dois líderes fizeram “um trabalho absolutamente horrível” e que foram os grandes responsáveis por permitir o início da guerra na Ucrânia.
Para Trump, a invasão russa só aconteceu porque ele não estava mais na Casa Branca. Segundo ele, se as eleições de 2020 não tivessem sido, em suas palavras, “fraudadas”, o conflito jamais teria começado. “Essa guerra horrível nunca teria acontecido”, declarou, reforçando a ideia de que Biden e Zelensky “permitiram que essa farsa começasse”, apesar de, segundo ele, haver “muitas formas de evitar”.
Trump voltou a chamar o conflito de “a guerra de Biden” e disse que, durante seu governo, não houve nenhum risco de uma guerra como essa. “Eu não tive nada a ver com essa guerra, mas estou trabalhando para acabar com a morte e a destruição”, publicou em seu perfil no Truth Social.
Apesar do discurso combativo, Trump admitiu que o mais importante agora é buscar o fim da guerra. Ele afirmou que os EUA precisam fazer com que o conflito “pare, e pare logo”. Em seu estilo já conhecido, garantiu que resolveria tudo “com apenas um telefonema”.
Enquanto isso, diplomatas dos Estados Unidos seguem tentando encontrar uma solução com representantes da Rússia e da Ucrânia. Conversas para um possível cessar-fogo no Mar Negro e nas estruturas de energia estão em andamento, mas ainda sem acordos definitivos.