“A Última Despedida: Lula interrompe agenda e voa ao Uruguai para velório de Mujica”

“A Última Despedida: Lula interrompe agenda e voa ao Uruguai para velório de Mujica”

Cerimônia foi adiada para que o presidente brasileiro pudesse se despedir pessoalmente do amigo e ex-presidente uruguaio

Horas depois de retornar de uma intensa viagem oficial à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na manhã desta quinta-feira (15) rumo a Montevidéu, no Uruguai, para se despedir do ex-presidente José “Pepe” Mujica, que faleceu na última terça-feira, aos 89 anos. O voo partiu de Brasília por volta das 10h, com chegada prevista às 13h05.

O gesto de Lula foi além da diplomacia: foi pessoal. Segundo o jornal El Observador, o cronograma da cerimônia de despedida de Mujica foi modificado justamente para que o presidente brasileiro pudesse comparecer. Inicialmente, o velório estava programado para encerrar às 15h, mas foi prorrogado até as 17h.

Durante sua estadia na China, ainda impactado pela notícia, Lula já havia expressado seu desejo de comparecer:

“Pretendo, ao chegar a Brasília, seguir direto para o velório do Pepe Mujica. É o mínimo que posso fazer por alguém que foi um exemplo de dignidade e respeito. Conheço muitos políticos, mas ninguém com a grandeza de alma de Mujica. Ele era realmente uma figura única”, declarou o presidente a jornalistas.

Lula e Mujica tinham uma amizade construída ao longo de duas décadas. Um dos momentos mais marcantes dessa relação foi quando Mujica visitou Lula na prisão, em Curitiba. O último encontro dos dois aconteceu em março deste ano, durante a posse de Yamandú Orsi, novo presidente do Uruguai. Na ocasião, Lula já pressentia que aquele seria um adeus definitivo.

“Naquela visita, eu tive certeza de que era a última vez que o veria com vida. Ele mesmo dizia que estava partindo. Me olhou e disse: ‘Lula, tô indo embora’. Disse com a serenidade de quem viveu com coragem, do mesmo jeito que governou seu país”, contou emocionado.

Lula retorna a Brasília ainda nesta quinta-feira, no início da noite, depois de prestar essa última homenagem a um dos líderes mais admirados da América Latina.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias