Abin apresentou relatório que responsabilizava o governo Lula no 8 de Janeiro
O deputado Coronel Meira (PL-PE) anunciou, nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, a apresentação de um Requerimento de Informação com o objetivo de obter acesso ao relatório da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Segundo o parlamentar, esse relatório indicaria a responsabilidade do governo Lula nos eventos ocorridos em 8 de janeiro do ano passado, quando ocorreram atos golpistas resultando em depredações de prédios públicos.
De acordo com Meira, o documento teria sido elaborado pelo então diretor adjunto da ABIN, o Delegado da Polícia Federal Alessandro Moretti, que foi recentemente demitido por Lula. O deputado ressalta a gravidade das informações, conforme reportagem da revista Veja, alegando que o governo Lula não apenas foi omisso no dia 8 de janeiro, mas também teria agido para eliminar qualquer material que comprovasse sua responsabilidade.
Meira afirma que, se confirmado, o conteúdo do relatório seria motivo para impeachment, destacando a negligência do governo diante das ameaças de ataques previamente identificadas pelos órgãos de inteligência. Segundo ele, o documento responsabiliza os chefes do Ministério da Justiça, Flávio Dino, e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Gonçalves Dias, pelos danos na sede dos Três Poderes.
O Requerimento de Informação solicita esclarecimentos sobre as medidas tomadas em relação aos membros do Poder Executivo apontados como responsáveis pelos ataques, a relação da exoneração do Delegado Federal Alessandro Moretti com a produção do documento e quais fatos e membros do Governo Federal foram responsabilizados.