Alcolumbre embarca com Lula rumo à Rússia e à China em viagem oficial

Alcolumbre embarca com Lula rumo à Rússia e à China em viagem oficial

Presidente do Senado acompanha o presidente da República em compromissos diplomáticos que incluem celebrações em Moscou e reunião com Xi Jinping em meio à tensão comercial global

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), vai integrar a comitiva presidencial que parte nesta terça-feira (6/5), às 22h, de Brasília com destino à Rússia e, em seguida, à China. A viagem oficial é liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A primeira parada será em Moscou, onde Lula e Alcolumbre participarão das celebrações pelos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial — a chamada “Festa da Vitória”, feriado nacional na Rússia. O evento tem raízes históricas e simbólicas profundas, marcando a vitória dos Aliados sobre as forças do Eixo, e é tradicionalmente comemorado com desfiles, homenagens e fogos de artifício.

Depois da passagem pela capital russa, a comitiva seguirá para a China, onde Lula se reunirá com o presidente chinês Xi Jinping. O encontro acontece dentro do IV Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), em um momento delicado da geopolítica internacional, marcado pelo acirramento da guerra tarifária entre China e Estados Unidos.

Por outro lado, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não participará da missão. Ele tem viagem marcada para Nova York, onde estará presente em um evento com empresários e lideranças do setor privado.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias