“Após Eleição, Grupo Tenta Invadir Prédios em SP em Protesto por Moradia”
Movimento por habitação realiza ocupação em prédio vazio no centro de São Paulo; PM intervém e desocupação é pacífica.
Na noite deste domingo (27), um grupo de cerca de 60 a 70 pessoas, liderado pelo Movimento Frente de Luta por Moradia (FLM), tentou ocupar um edifício desocupado na Avenida 9 de Julho, região central de São Paulo. O protesto começou por volta das 19h, logo após a confirmação da reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) no segundo turno.
Segundo membros do movimento, o ato não foi motivado pelo resultado eleitoral, mas pela demanda urgente por habitação na cidade. Contudo, algumas das pessoas que acompanhavam o protesto gritavam palavras de ordem contra o prefeito, incluindo frases como “O povo na rua, prefeito, a culpa é sua”. A Polícia Militar, com apoio da Tropa de Choque e do helicóptero Águia, cercou o local e controlou a situação, que terminou de forma pacífica, sem confronto.
A desocupação começou pouco após as 20h30, com os manifestantes, incluindo várias crianças, sendo acompanhados pela polícia até a calçada. Por volta das 22h40, quatro pessoas foram detidas e levadas em viaturas. Na tentativa de ocupação, houve quebra de vidros, mas nenhum confronto físico.
Essa ocupação marcou a terceira tentativa de invasão no mesmo prédio de dez andares. Segundo uma moradora, que estava fora para votar, o local já havia sido invadido antes, mas, desta vez, os invasores deixaram marcas de depredação.
Além deste prédio, houve uma tentativa de ocupação de outro imóvel na Rua Major Quedinho, que não teve sucesso. Em vídeo compartilhado pelo FLM nas redes sociais, é possível ver policiais de escudo na frente de um edifício enquanto manifestantes pedem atenção à presença de crianças no local.