Beija-Flor Traz de Volta o “Cristo Mendigo” Após 36 Anos

Beija-Flor Traz de Volta o “Cristo Mendigo” Após 36 Anos

Escultura icônica retorna à Sapucaí em desfile histórico

Mais de três décadas após ser censurada, a emblemática escultura do “Cristo Mendigo” voltou a brilhar no desfile da Beija-Flor de Nilópolis, na noite desta segunda-feira (3). A imagem de Jesus envolto em um saco plástico, que fez história no Carnaval de 1989, ressurgiu na Marquês de Sapucaí, carregando uma forte carga simbólica.

Uma Símbolo de Resistência e Arte

Durante a apresentação, a frase “Mesmo proibido, olhai por nós” estampava a alegoria, em referência à polêmica censura imposta pela Igreja Católica há 36 anos. Em 1989, a imagem fazia parte do enredo Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia, do lendário carnavalesco Joãosinho Trinta, mas acabou sendo vetada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Neste ano, a decisão de trazer a escultura de volta foi do diretor de Carnaval Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, que também foi homenageado pela escola. A Beija-Flor revisitou grandes momentos de sua trajetória, relembrando outros ícones do samba, como Rosa Magalhães e o próprio Joãosinho Trinta.

Uma Releitura de um Desfile Memorável

Nas redes sociais, a escola explicou o significado da homenagem:

“Como último ato de nossa homenagem, reviveremos o que foi considerado o maior desfile da história da Beija-Flor, da Marquês de Sapucaí e, consequentemente, dos artistas geniais Laíla e Joãosinho Trinta. A releitura da icônica alegoria ‘O Cristo Preto’, transgressora e antológica, é relembrada, ao fim do desfile, como a grande obra.”

Com a retomada dessa imagem histórica, a Beija-Flor reafirma seu papel de inovadora no Carnaval e celebra a resistência do samba como forma de arte e expressão cultural.

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