
Bolsonaro deve deixar UTI nas próximas horas, dizem médicos
Ex-presidente apresenta melhora após quase três semanas de cirurgia no intestino e pode seguir recuperação em quarto comum no DF Star
Jair Bolsonaro está dando sinais de melhora no seu estado de saúde e pode sair da UTI ainda nesta quarta-feira (1º). Internado há 19 dias no Hospital DF Star, em Brasília, após passar por uma cirurgia no intestino, o ex-presidente já se livrou das sondas e tem mostrado uma recuperação progressiva, segundo os médicos que o acompanham.
Os últimos exames realizados nesta manhã indicam que seu quadro clínico está evoluindo bem. A equipe médica trabalha com a expectativa de que ele seja transferido da unidade de terapia intensiva para um quarto comum nas próximas horas, onde continuará o processo de reabilitação.
No início da semana, Bolsonaro publicou um vídeo nas redes sociais mostrando a retirada da sonda nasogástrica — uma tentativa de tranquilizar apoiadores e mostrar que está em recuperação. O funcionamento do intestino, que era o principal ponto de atenção, também está voltando ao normal.
A cirurgia feita por Bolsonaro foi mais uma decorrência de complicações que ele vem enfrentando desde a facada sofrida em 2018, durante a campanha eleitoral. Desde então, ele já passou por diversas intervenções médicas.
Agora, a expectativa é que a próxima fase da recuperação seja mais tranquila — longe dos equipamentos da UTI e com mais mobilidade, o que costuma ajudar bastante no processo de recuperação de pacientes submetidos a esse tipo de procedimento.