Câmara convida Anielle Franco para explicar “gastos excessivos” de ministério

Câmara convida Anielle Franco para explicar “gastos excessivos” de ministério

Um levantamente recente mostrou que a pasta comandada por Anielle gastou mais da metade da verba do ano com viagens e diárias para funcionários.


A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi convidada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados para explicar os “gastos excessivos” do ministério com viagens e diárias de funcionários. Os requerimentos foram apresentados pelos deputados Kim Kataguiri, Junio Amaral e Nikolas Ferreira e foram baseados em uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo que revelou que mais da metade da verba anual da pasta foi gasta com essas despesas.

Segundo o levantamento, o Ministério da Igualdade Racial já empenhou aproximadamente R$ 12,5 milhões, sendo que R$ 6,1 milhões foram destinados para cobrir custos com viagens.

Além disso, Anielle Franco gerou polêmica ao utilizar um jatinho da Força Aérea Brasileira (FAB) para assistir à final da Copa do Brasil no estádio do Morumbi, em São Paulo. A ministra justificou a viagem como um compromisso oficial para firmar um protocolo de combate ao racismo junto à CBF e outros ministérios.

O convite à ministra é uma oportunidade para esclarecer essas questões e prestar contas à Comissão sobre o uso dos recursos públicos pela pasta da Igualdade Racial. O fato de ter sido feito um convite, em vez de uma convocação, permite que Anielle Franco opte por não comparecer à Comissão, embora isso possa gerar mais questionamentos sobre a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

Essa situação destaca a importância da fiscalização e do controle dos gastos públicos pelos órgãos competentes e o papel fundamental do Legislativo em garantir a transparência e a responsabilidade na administração pública.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags