Carla Zambelli comparece à PF, mas não presta depoimento por falta de acesso ao inquérito

Carla Zambelli comparece à PF, mas não presta depoimento por falta de acesso ao inquérito

Na segunda-feira, 7, a deputada federal Carla Zambelli (PL) esteve presente na sede da Polícia Federal em São Paulo para prestar depoimento no âmbito da Operação 3FA. A investigação diz respeito a alegações de que a parlamentar teria tentado acessar ilegalmente o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), incluindo a inserção de um mandado de prisão falso direcionado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. No entanto, a deputada não chegou a depor, pois sua equipe de defesa alegou não ter tido acesso aos inquéritos policiais, procedimentos relacionados e informações associadas.

Em sua reação ao incidente, Zambelli declarou que é incerto o que esperar da Justiça, mas ela afirmou não sentir receio de enfrentar possíveis ações que poderiam levar à cassação de seu mandato. Ela ressaltou que poucos parlamentares têm a coragem de se solidarizar com alguém acusado pelo ministro Alexandre de Moraes e mencionou que, quando a comissão de ética foi convocada, diversos colegas deputados se apresentaram para defendê-la.

O advogado da deputada, Daniel Bialski, enfatizou que não se trata apenas de uma opção, mas sim de um direito fundamental da pessoa investigada ou intimada, independentemente de ser uma deputada federal, ocupante de cargo público ou um cidadão comum. Ele explicou que, após a autoridade policial tomar conhecimento através da mídia de que a defesa de Zambelli não permitiria o depoimento sem acesso aos documentos relevantes, a audiência foi reagendada para uma data posterior, ainda por definir. A defesa posteriormente apresentou um documento nos autos, comprovando que não teve acesso aos detalhes dos procedimentos, corroborando o que já havia sido comunicado anteriormente.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias