Celular de deputado é devolvido após arquivamento de investigação sobre fraude na vacinação

Celular de deputado é devolvido após arquivamento de investigação sobre fraude na vacinação

Alexandre de Moraes determinou a restituição do aparelho de Gutemberg Reis, inocentado no caso envolvendo Jair Bolsonaro.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (28/4) devolver o celular do deputado federal Gutemberg Reis de Oliveira (MDB). O parlamentar havia sido alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre suspeitas de fraude nos registros de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em março, Moraes já havia determinado o arquivamento do processo envolvendo Bolsonaro e Gutemberg, ao concluir que a delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid não trouxe provas suficientes contra os dois. Assim, a investigação foi oficialmente encerrada, livrando o deputado de qualquer acusação.

Na decisão, Moraes deu um prazo de 90 dias para que Gutemberg retire o aparelho. Se não o fizer nesse período, o celular poderá ser destruído.

O caso ganhou repercussão no ano passado, quando a Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro por associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema público, ligados à falsificação do cartão de vacinação. O indiciamento foi enviado ao Ministério Público Federal (MPF), mas o procurador-geral Paulo Gonet entendeu que não havia elementos suficientes para apresentar denúncia contra o ex-presidente ou contra Gutemberg.

Vale lembrar que, enquanto Bolsonaro e Gutemberg foram inocentados, outros envolvidos, como Mauro Cid e sua esposa Gabriela Cid, continuam respondendo em primeira instância, já que não possuem foro privilegiado.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags