Condenada, filha de Beira-Mar recebe “Prêmio Responsabilidade Social”
Em abril deste ano, a vereadora Fernanda Costa, filha de Fernandinho Beira-Mar, foi condenada por repassar mensagens do pai a líderes do Comando Vermelho. Apesar disso, recentemente ela recebeu o Prêmio Responsabilidade Social 2023 da Associação Grupo Para Todos (AGPT), que promove a diversidade sexual. A entrega do troféu e diploma ocorreu na Câmara Municipal de Duque de Caxias, onde Fernanda exerce seu mandato.
A acusação do Ministério Público Federal (MPF) afirmou que Fernanda usava suas visitas ao pai, preso desde 2001, para transmitir instruções codificadas a líderes do Comando Vermelho. A denúncia destacou que essas mensagens tinham o objetivo de dificultar a identificação e ação policial contra o grupo criminoso.
Apesar da condenação a 4 anos e 10 meses em regime semiaberto, Fernanda, filiada ao MDB e com 34 anos, permanece na política. A sentença também determinou que a Justiça Eleitoral fosse informada para encerrar seu mandato como vereadora em Duque de Caxias. No entanto, a defesa recorreu, e ainda não há uma decisão final, permitindo que ela continue suas atividades legislativas e receba homenagens. O Prêmio Responsabilidade Social foi concedido pela AGPT, destacando-se por sua atuação em prol da diversidade sexual, e conta com o apoio de entidades como o Governo do Rio de Janeiro, a Uerj e a Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias.