Conheça o peixe da Amazônia que entra em partes íntimas e se alimenta de cadáveres

Conheça o peixe da Amazônia que entra em partes íntimas e se alimenta de cadáveres

Segundo pesquisadora do Inpa, espécie é muito comum em rios de água branca, como, o Amazonas e o Solimões.

O candiru é um pequeno peixe, variando entre três e 12 centímetros, que habita as águas da Amazônia e é amplamente temido por sua capacidade de se alimentar de sangue e entrar em partes íntimas de seres humanos. Além disso, uma das espécies do candiru se alimenta de cadáveres e carcaças de outros peixes.

Tipos de Candiru

Segundo a professora e doutora em ictiologia Lúcia Py-Daniel, existem dois tipos de candiru:

  • Candiru-açu (necrófago): Se alimenta de carcaças de peixes e corpos humanos.
  • Candiru (hematófago): Alimenta-se de sangue e pode penetrar nas partes íntimas dos seres humanos e nas guelras de outros peixes.

Características do Candiru-açu e do Candiru

Lúcia Py-Daniel descreveu casos em que candiru-açu foi encontrado dentro de corpos recuperados dos rios. “Já encontramos candiru-açu dentro de cadáveres. Ele se alimenta de corpos e carcaças. Há também uma espécie que se alimenta apenas de pequenos peixes”, explicou.

Por outro lado, o candiru hematófago é conhecido por sua capacidade de entrar nas partes íntimas dos seres humanos, atraído pelo sangue. “Ele suga o sangue da vítima até se fartar. Qualquer vestígio de sangue o atrai”, acrescentou Lúcia.

Incidente com um Candiru

Lúcia relatou um caso em que um homem, ao urinar no Rio Amazonas, foi atacado por um candiru. Sentindo uma dor intensa, ele foi levado a um hospital local, mas só após três dias, ao ser transferido para Manaus, foi descoberto que o peixe havia penetrado em seu pênis. “Quando o urologista usou uma pequena câmera, encontrou o peixe lá dentro”, contou.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags