
Deputado ataca Gleisi com ofensas misóginas e vira alvo de representação na Câmara
Gilvan da Federal chamou ministra de “amante” e “prostituta” em sessão com Lewandowski; Hugo Motta pede suspensão de mandato por seis meses
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), protocolou uma representação contra o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) no Conselho de Ética da Casa. A ação foi motivada por declarações ofensivas feitas por Gilvan contra a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, durante uma sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, na última terça-feira (29).
No documento, entregue na noite da quarta-feira (30), a Mesa Diretora pede a suspensão temporária do mandato de Gilvan por seis meses, com base nas falas agressivas do parlamentar. Durante a sessão com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o deputado bolsonarista se referiu à petista com termos como “amante” e “prostituta”, além de retomar acusações antigas já descartadas pela Justiça.
Gilvan também voltou a mencionar a chamada “lista da Odebrecht”, da época da Lava Jato, afirmando que Gleisi teria recebido vantagens da empreiteira. No entanto, o Supremo Tribunal Federal rejeitou a denúncia em 2023, por falta de provas, e até a própria Procuradoria-Geral da República reconheceu a inexistência de justificativa legal para o processo.
O deputado não se limitou aos ataques contra Gleisi. Ele ainda chamou o presidente Lula de “ex-presidiário”, acusou o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, de ser “petista” e provocou outros colegas, como o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias.
A Mesa Diretora destacou que as declarações ultrapassam o limite da liberdade de expressão e configuram abuso das prerrogativas parlamentares, prejudicando a imagem da ministra, da Câmara e de outras autoridades públicas. Em resposta, Lindbergh afirmou que líderes partidários devem pedir a cassação de Gilvan da Federal. A bancada feminina do PT também repudiou os ataques, classificando-os como misóginos e criminosos.