Diretor do presídio da fuga em Mossoró foi nomeado na gestão de Dino

Diretor do presídio da fuga em Mossoró foi nomeado na gestão de Dino


Humberto Gleydson Fontinele Alencar, o ex-diretor da Penitenciária Federal em Mossoró, foi afastado de seu cargo após a fuga dos detentos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, tornando-se a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal no Brasil. A nomeação de Alencar ocorreu em 17 de abril de 2023, por decisão de Ricardo Capelli, pessoa de confiança de Flávio Dino.

O sistema penitenciário federal, coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, abrange cinco penitenciárias federais em operação. Essas unidades são classificadas como presídios de segurança máxima e possuem sistemas de vigilância avançados, incluindo captação de som ambiente e monitoramento por vídeo. A Senappen alega que o material de vigilância é replicado em tempo real para sua sede em Brasília.

Após a fuga e o afastamento de Alencar, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nomeou um interventor para a unidade em Mossoró e determinou a revisão dos protocolos de segurança em todas as cinco penitenciárias federais do país (Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho e Brasília).

FONTE: Vista Pátria

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags