“Donald Trump está de volta: republicano é projetado presidente dos EUA pela Associated Press”
Em discurso, Trump destaca imigração e união antes de oficialização do resultado eleitoral
Donald Trump, candidato republicano de 78 anos, foi apontado como o próximo presidente dos Estados Unidos após a projeção da Associated Press (AP) desta quarta-feira (6). A AP indicou a vitória de Trump após sua liderança em estados decisivos, como Wisconsin, onde garantiu os votos necessários para ultrapassar os 270 delegados do Colégio Eleitoral. A posse está marcada para 20 de janeiro de 2025.
Embora a contagem de votos ainda esteja em andamento, a vantagem conquistada sobre Kamala Harris, sua adversária democrata, já não pode ser revertida. A vitória em outros estados-chave, como Pensilvânia e Geórgia, consolidou o retorno de Trump ao poder. Com a expectativa de maioria republicana no Senado e possivelmente na Câmara, ele terá um Congresso mais favorável a seu governo.
Durante a madrugada, Trump discursou na Flórida, abordando temas como imigração e lançando o slogan “promessas feitas, promessas cumpridas”, pedindo unidade aos americanos. Nos EUA, a contagem oficial de votos é realizada por cada estado e pode levar semanas; no entanto, a projeção da AP é tradicionalmente respeitada como um indicativo de quem será o vencedor.
Retorno histórico ao cargo
Trump, que governou os EUA de 2017 a 2021, volta ao cargo após derrotar o democrata Joe Biden em 2020 e perder a reeleição. Essa é a segunda vez que um ex-presidente retoma o poder após um período fora, o que não acontecia desde Grover Cleveland, no século XIX. Além disso, Trump faz história ao ser o primeiro presidente eleito que já possui uma condenação judicial, relacionada à fraude contábil.
A trajetória do republicano, marcada por políticas duras em temas como imigração e segurança, promete continuar polarizando o cenário político dos EUA.