El Salvador: Nayib Bukele, que extinguiu a criminalidade no país, deve ser reeleito presidente

El Salvador: Nayib Bukele, que extinguiu a criminalidade no país, deve ser reeleito presidente


Neste domingo, mais de 5 milhões de eleitores em El Salvador votarão para escolher o presidente e 60 deputados para a Assembleia. O atual presidente, Nayib Bukele, é favorito na corrida para a reeleição. O país está em estado de exceção desde 2022, e Bukele ordenou a prisão de mais de 70 mil suspeitos de pertencer a gangues. Embora o modelo de encarceramento seja criticado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Bukele obteve êxito na redução significativa das taxas de criminalidade, levando a uma taxa de homicídios de 2,3 por 100 mil habitantes.

As pesquisas indicam que Bukele possui mais de 80% das intenções de voto. Os principais partidos de oposição, Fmln e Arena, enfrentam acusações de corrupção por parte de Bukele. As últimas projeções mostram que o partido de Bukele, Novas Ideias, pode conquistar 57 das 60 cadeiras disponíveis na Assembleia. Bukele governa El Salvador desde 2019 e tem atacado fortemente os partidos de oposição por corrupção.

Nayib Bukele, descendente de um empresário palestino, era responsável pelo marketing do partido Fmln antes de ingressar na política. Ele foi prefeito de Nuevo Cuscatlan e ganhou reconhecimento por iniciativas como doar seu salário para estudantes bolsistas. No entanto, ele foi expulso do Fmln em 2017 por ser considerado um político divisivo. Após ingressar em um partido de direita, foi eleito presidente em 2019. Apesar de críticas internacionais, Bukele alcançou uma aprovação de 90% da população e implementou políticas como a inclusão do bitcoin como moeda legal.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags