Eleições 2024
Marçal apaga post em que sorteava boné para apoiadores após decisão da Justiça Eleitoral
Pablo Marçal (PRTB) removeu de sua conta no Instagram uma postagem em que prometia sortear o “Boné do M,” modelo que ele usou durante o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, após ser notificado pela Justiça por irregularidades eleitorais na publicação.
Na postagem, o ex-coach incentivava os usuários a “marcar três pessoas” para concorrer ao boné, uma estratégia comum nas redes sociais para aumentar o engajamento. Marçal conta com 12,5 milhões de seguidores na plataforma.
Entretanto, a legislação eleitoral proíbe a produção e distribuição de itens como bonés, camisetas, chaveiros, e outros materiais que possam ser interpretados como vantagem ao eleitor. Além disso, a propaganda eleitoral só é permitida a partir de 16 de agosto.
O juiz eleitoral Murillo D’Avila Vianna Cotrim determinou que Marçal infringiu as regras ao promover o sorteio, afirmando que a publicação evidenciou “caracterização de entrega de brinde” e ultrapassou os limites permitidos no período de pré-campanha, o que levou à determinação de remoção do post.
Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo, em debate na Bandeirantes | Reprodução/YouTube