Esposa de Alexandre de Moraes pega carona em voo da Força Aérea Brasileira com ministros de Lula
Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, utilizou um voo oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar de Brasília a São Paulo na quinta-feira, 15 de agosto. Ela compartilhou a aeronave com ministros do governo Lula, como Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Gilmar Mendes (STF), que também estava acompanhado de sua esposa, Guiomar Mendes.
A presença de Viviane no voo da FAB gerou alguns questionamentos sobre o uso de aviões oficiais. Embora o nome de Alexandre de Moraes não aparecesse na lista de passageiros, o que sugere que ele não estava presente, a prática de transportar familiares de autoridades em voos da FAB é permitida por decreto, desde que haja assentos disponíveis.
Esse não é o primeiro caso em que Viviane Barci utiliza esse tipo de transporte; em janeiro de 2024, ela e Alexandre de Moraes também pegaram carona em um voo do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, entre Brasília e São Paulo.
A assessoria de Fernando Haddad confirmou que Viviane não fazia parte da comitiva do Ministério da Fazenda e destacou que o voo era compartilhado com o Ministério da Defesa. A Aeronáutica explicou que o decreto que regulamenta o transporte de autoridades permite que assentos não ocupados sejam preenchidos por civis.
O ministro Alexandre de Moraes não comentou o caso quando consultado sobre o assunto.