Gilmar Mendes diz que Deltan Dallagnol pode fundar igreja após Pix de apoiadores

Gilmar Mendes diz que Deltan Dallagnol pode fundar igreja após Pix de apoiadores

No sábado (15), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma ironia em relação ao ex-deputado federal Deltan Dallagnol, afirmando que ele poderia “abrir uma igreja” devido à suposta “chuva de Pix” que Dallagnol disse ter recebido após deixar a Câmara dos Deputados.

As declarações foram feitas durante um evento do grupo Prerrogativas, composto por advogados, juristas e defensores públicos, em homenagem a Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF falecido em 2 de julho.

Gilmar criticou a Operação Lava Jato, encerrada em 2021, e afirmou que é necessário repensar o modelo de atuação do Ministério Público, apontando falhas nos órgãos fiscalizadores ao conceder muita autonomia à Lava Jato.

O ministro também mencionou a necessidade de corrigir os erros na estrutura da Justiça brasileira e afirmou que o modelo adotado por Sergio Moro e Deltan Dallagnol em Curitiba não foi bem-sucedido. Ele reforçou a importância do Ministério Público, mas ressaltou que a instituição não deve assumir o papel de auxiliar do sistema político-partidário.

Em 12 de junho, Deltan agradeceu em um vídeo nas redes sociais as transferências via Pix recebidas de seus apoiadores, descrevendo-as como uma “expressão de solidariedade”. Poucos dias antes, a Mesa Diretora da Câmara havia declarado a perda de mandato do deputado, seguindo a decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o registro de candidatura de Deltan, resultando na perda de seu cargo legislativo.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias