Globo volta a liderar verbas de publicidade do governo lula
O grupo Globo retomou o protagonismo na publicidade do governo federal sob Lula (PT) e domina as verbas de anúncios de 2023. Em pouco mais de seis meses do terceiro mandato do petista, veículos de mídia da Globo receberam ao menos R$ 54,4 milhões em propagandas da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e de ministérios, enquanto a Record foi o destino de R$ 13 milhões. Outros R$ 12 milhões foram desembolsados ao SBT. Os dados foram extraídos do portal de planejamento de mídia do governo federal, que mostra valores pagos em ações de publicidade já realizadas pela Secom e outros órgãos do governo federal.
No entanto, a divulgação sobre as despesas com mídia do governo federal ainda é precária, pois faltam dados sobre os valores pagos por estatais e bancos públicos. Portanto, não há um balanço completo sobre a distribuição de anúncios.
É importante notar que os valores são nominais e não ajustados pela inflação, e o domínio da Globo sobre a verba de publicidade pode mudar ao longo do ano devido a assimetrias na checagem da veiculação dos anúncios em cada meio de comunicação.
Em resposta às críticas sobre a distribuição das verbas publicitárias, a Secom afirmou que utiliza critérios técnicos baseados em audiência, segmento e cobertura, entre outros, para direcionar os recursos de TV.
No geral, a campanha de maior valor da gestão Lula foi a promoção de entregas do governo nos 100 dias de sua administração, com R$ 32,7 milhões desembolsados. A Saúde também destinou pelo menos R$ 37,1 milhões para estimular a vacinação contra a Covid-19 e a gripe em diferentes ações publicitárias.