Governo Lula escolheu Choquei para campanhas contra ‘desinformação’

Governo Lula escolheu Choquei para campanhas contra ‘desinformação’


O Ministério da Saúde surpreendentemente optou por envolver a página Choquei em suas campanhas anti-fake news. Essa ação ocorreu no ano passado, com interações nas redes sociais se estendendo até janeiro. A Choquei, conhecida por disseminar teorias da conspiração e notícias falsas, foi considerada uma “parceira” na divulgação das ações do ministério, que mantém uma rede de influenciadores sem custo.

De acordo com um mapeamento de influenciadores obtido via Lei de Acesso à Informação (LAI), a Choquei foi escolhida para participar de campanhas de vacinação e para promover o personagem Zé Gotinha. A página, que conta com 27 milhões de seguidores apenas no ex-Twitter e Instagram, foi incluída como parte de uma rede informal de influenciadores do Ministério da Saúde, gerenciada pela FSB Comunicação.

Apesar das críticas por disseminar desinformação, a Choquei teve diversas interações com o perfil oficial do ministério, principalmente em posts relacionados a ações governamentais ou ao presidente Lula. Essas interações geraram um alto engajamento nas redes sociais, com milhares de curtidas e retuítes.

É importante destacar que a Choquei é considerada uma “influencer oficial” do PT desde pelo menos 2022, o que levanta questionamentos sobre a escolha do governo em envolvê-la em suas campanhas. No entanto, o Ministério da Saúde afirmou que o mapeamento de influenciadores não implica que todos os perfis listados sejam parceiros da pasta, e que as interações visam apenas divulgar informações institucionais.

Apesar das críticas, o governo federal defende que as campanhas com a Choquei foram realizadas sem remuneração.

FONTE: Revista Oeste

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