Homem arremessa garrafa de vidro contra Milei durante desfile de posse e fere guarda-costas
Durante o desfile de posse do presidente argentino Javier Milei, no domingo, 12 de dezembro, um homem não identificado lançou uma garrafa de vidro em direção ao presidente, sem, no entanto, atingi-lo. O guarda-costas de Milei ficou ferido no incidente. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que a garrafa passa perto do veículo descapotável em que Milei estava com sua irmã e principal assessora, Karina, atingindo o segurança do lado esquerdo do pescoço.
Após verificar que nem o presidente nem sua irmã foram feridos, a caravana continuou seu trajeto. Em determinado momento, Milei pediu para parar a fim de cumprimentar as pessoas na Avenida de Mayo e acariciar um cachorro presente na área. Imagens das câmeras de segurança do Governo de Buenos Aires mostram o agressor lançando a garrafa e continuando sua caminhada tranquilamente.
A ministra da Segurança argentina, Patricia Bullrich, condenou o ataque nas redes sociais, assegurando que “quem faz, paga”. Ela solicitou uma investigação rápida sobre o incidente, que resultou em ferimentos no subcomissário Guillermo Armentano, membro da custódia presidencial da Polícia Federal. Além desse incidente, o dia da posse de Milei foi caracterizado pela tranquilidade, com exceção de uma prisão por roubo nas proximidades da Casa Rosada, a sede do governo. As autoridades argentinas estão em busca do suspeito, identificado como Gastón Ariel Mercanzini.