Indignação de Maduro: Venezuela Fora dos Brics e Críticas a Lula

Indignação de Maduro: Venezuela Fora dos Brics e Críticas a Lula

Regime Maduro Acusa Governo Lula de “Reproduzir Políticas de Bolsonaro” ao Vetar Venezuela

Após o veto brasileiro à entrada da Venezuela nos Brics, o regime de Nicolás Maduro não poupou críticas e comparou Lula a Jair Bolsonaro, acusando o presidente brasileiro de manter as políticas do ex-mandatário. Segundo o comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, o Brasil, sob a liderança do embaixador Eduardo Paes Saboia, teria agido de forma a “reproduzir o ódio, a exclusão e a intolerância” contra o país vizinho, bloqueando sua entrada no bloco.

O governo venezuelano afirmou que a decisão representa uma “agressão inexplicável e imoral” e expressou que o povo venezuelano sente “indignação e vergonha” com essa atitude. A chancelaria ainda destacou que, embora Maduro tenha contado com o apoio público de Vladimir Putin para integrar os Brics, o veto brasileiro teria ignorado essa posição, repetindo o padrão excludente atribuído ao Ocidente.

Para ingressar no bloco, todos os países membros precisam estar em consenso. Apesar do respaldo de Rússia e de outros países, a Venezuela acabou excluída da lista de possíveis novos integrantes do grupo, e o Itamaraty reafirma a posição de manter a decisão, gerando nova tensão diplomática entre os países.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags