Lira dá home office para deputados após nuvem de fumaça em Brasília
Nesta segunda-feira (26/08), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), permitiu que os parlamentares registrem presença remotamente durante esta semana. Embora a decisão oficial não traga uma explicação clara, fontes afirmam que a medida atende a solicitações dos deputados, que enfrentam dificuldades de locomoção para Brasília por conta dos cancelamentos de voos causados pela densa nuvem de fumaça que afeta várias partes do país, incluindo a capital federal.
Desde o fim de semana, a fumaça resultante de incêndios florestais tem coberto cidades no Sudeste e Centro-Oeste. Em Goiânia (GO), por exemplo, diversos voos foram cancelados devido à visibilidade reduzida. Em Brasília, a poluição do ar colocou a cidade como a quarta mais poluída do Brasil, atrás apenas de Araraquara (SP), Jundiaí (SP) e Osasco (SP), todas no interior paulista, onde focos de incêndio foram detectados.
Com essa flexibilização, os deputados podem permanecer em seus estados, o que é considerado estratégico a menos de dois meses das eleições municipais. A presença em suas bases eleitorais permite que eles fortaleçam alianças políticas locais, o que pode ser crucial para a obtenção de apoio nas próximas eleições gerais.
Apesar da liberação do home office, as atividades nas comissões e o funcionamento do plenário da Câmara continuarão normalmente.