LULA AUMENTA VERBAS DE PUBLICIDADE PARA TV E REDUZ PARA INTERNET
Durante os primeiros seis meses de governo do presidente Lula, a maior parte das verbas de publicidade foi destinada à televisão, representando cerca de 73% do total. Isso resultou em uma redução dos investimentos em propaganda em mídias estrangeiras, internet e rádio.
Os dados foram divulgados pela Folha de S.Paulo, com base em informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e dos ministérios.
Em comparação com o governo Bolsonaro, a alocação das verbas publicitárias foi diferente. Durante os quatro anos do mandato de Bolsonaro, aproximadamente 47% foram destinados às TVs, 21% à mídia estrangeira, 18% à internet e 12% ao rádio.
A TV Globo foi a empresa que mais recebeu verbas de publicidade no governo Lula, seguida pela Record, SBT, Band e Rede TV. As big techs Meta (Instagram e Facebook), Google e Twitter também figuram entre as principais beneficiárias. No governo anterior, a lista incluía Meta, Google, TikTok e Kwai.
Além disso, o governo de Lula aumentou os gastos com propagandas externas, como outdoors, painéis, ônibus, aeroportos e metrô, assim como com anúncios em jornais e revistas.
A transparência dos dados sobre publicidade governamental é considerada baixa, pois valores pagos por bancos públicos e estatais, como a Petrobras, não são revelados, dificultando uma análise mais precisa da distribuição das campanhas de mídia.
A Secom respondeu às informações apresentadas pelo jornal, afirmando que os comparativos não são adequados, uma vez que as confirmações entre grupos/veículos não ocorrem simultaneamente e que os grupos mencionados têm diferentes volumes de veículos, o que pode distorcer a percepção sobre os investimentos públicos em comunicação.