Lula critica Bolsonaro e diz que pediu para Zema parar de ‘falar mal’ dele
Em uma entrevista para a rádio Vitoriosa, em Uberlândia, nesta quinta-feira (5/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não economizou críticas e revelou uma conversa franca que teve com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Segundo Lula, ele pediu a Zema que parasse de “falar mal” dele, destacando que, apesar das diferenças políticas, era crucial manter uma colaboração para o bem do país. Lula, que estava em Uberlândia para a entrega das obras de ampliação do Hospital das Clínicas, criticou a ausência de Zema no evento e expressou sua frustração.
Lula aproveitou a ocasião para desferir um contundente ataque ao seu antecessor, Jair Bolsonaro. Ele afirmou que a administração anterior tinha uma prática exclusiva e insustentável de apenas se relacionar com governadores que compartilhassem de suas preferências pessoais. “O governo passado só conversava com quem gostava”, disparou Lula, ressaltando que Bolsonaro passou quatro anos sem receber a maioria dos governadores em Brasília e frequentemente desconsiderava a comunicação com eles durante suas visitas aos estados.
Lula fez uma analogia direta à sua própria abordagem ao governo, destacando que ele busca manter diálogos e colaborações, mesmo com aqueles que estão em oposição, como foi o caso com Aécio Neves, que era seu opositor e hoje é deputado federal. “Eu não estou preocupado se o governador gosta de mim ou não. O que importa é trabalhar junto para melhorar o país”, enfatizou Lula, sugerindo uma postura de governança mais inclusiva e menos sectária em comparação ao governo anterior.
Enquanto Lula critica o estilo de governo do seu antecessor, Bolsonaro, que está em Minas Gerais fazendo campanha, continua sua jornada política em Santa Luzia e Contagem, reforçando seu apoio aos candidatos em busca de cargos municipais.