Lula deixa 2026 em aberto e diz que “idade não é empecilho”, mas espera renovação na esquerda

Lula deixa 2026 em aberto e diz que “idade não é empecilho”, mas espera renovação na esquerda


Lula minimiza idade, destaca experiência e competência, mas sugere que o ideal é passar o bastão para novos líderes em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aos 79 anos, comentou sobre uma possível candidatura à reeleição em 2026, mas sem confirmar se estará novamente na disputa. Em entrevista à CNN Brasil nesta sexta-feira (8), Lula afirmou que sua idade não é um fator decisivo, mas evitou cravar que tentará um novo mandato, que o levaria a governar o país até os 85 anos, caso eleito.

“Vamos deixar 2026 para pensar em 2026. Tenho vários partidos ao meu lado e vou tratar dessa questão [reeleição] com muita cautela e responsabilidade”, disse o presidente. Ao ser questionado sobre a idade, Lula ponderou: “Governar não é como praticar esportes; o que importa é a competência, a experiência, a saúde e os compromissos de quem governa.”

Renovação política

Apesar da disposição para enfrentar o desafio se necessário, Lula expressou o desejo de que novos nomes possam surgir na política. “Se, lá na frente, os partidos entenderem que não há outro candidato para enfrentar alguém de extrema-direita, eu estarei pronto. Mas espero que não seja necessário, e que a política brasileira passe por uma grande renovação”, completou.

Essa visão de renovação não é nova para Lula. Em entrevista anterior à rádio CBN, ele já havia indicado que não precisava ser o candidato da esquerda em 2026, afirmando que “há muita gente boa” que poderia assumir essa responsabilidade. Em 2022, durante a pré-campanha, também declarou que esperava passar a faixa para outra pessoa ao fim de seu mandato.

A possível recusa de Lula em disputar a reeleição traz uma expectativa de quem pode ser o nome da esquerda para 2026, em um cenário político cada vez mais polarizado.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias