Lula Desafia Mercado Financeiro: “Vou Vencer de Novo”

Lula Desafia Mercado Financeiro: “Vou Vencer de Novo”

Presidente critica pressão por ajuste fiscal e aponta responsabilidades também no Congresso e Judiciário

Em entrevista à RedeTV, exibida no domingo (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se posicionou contra a pressão do mercado financeiro para que o governo adote um rigoroso ajuste fiscal. Lula defendeu um modelo de crescimento que priorize a distribuição de renda e criticou a postura do mercado, que, segundo ele, “fala bobagem todo dia”. “Eu já venci eles antes e vou vencer de novo”, afirmou, em uma declaração que elevou o tom da relação entre o governo e o setor financeiro.

A fala de Lula surge em meio a intensas negociações sobre um pacote de revisão de gastos elaborado pela equipe econômica do governo e que logo será submetido ao Planalto para análise.

O presidente também apontou que o Congresso e o Judiciário deveriam assumir parte da responsabilidade em cortar gastos excessivos. Ele citou as chamadas emendas parlamentares, que oferecem acesso a recursos públicos a senadores e deputados, como um exemplo de onde economias poderiam ser feitas.

Ainda, Lula aproveitou para alfinetar a gestão anterior, mencionando que cerca de R$ 300 bilhões foram gastos para sustentar o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, uma quantia que, segundo ele, influencia o quadro fiscal atual do país.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias