
Lula e a Retórica do Passado: Alckmin Usa Pandemia para Exaltar Governo
Vice-presidente insiste em culpar antigos governos enquanto tenta reescrever a história do SUS
O governo Lula tem uma estratégia bem definida: sempre culpar o passado pelos problemas do presente e exaltar suas próprias ações como uma espécie de salvação nacional. Durante a entrega de ambulâncias em Brasília, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, seguiu essa cartilha ao afirmar que Lula estaria “recuperando o SUS” e aproveitou para criticar o que chamou de “negacionismo” da pandemia.
“É o Lula recuperando o SUS. O negacionismo e o descaso com a vida fizeram infelizmente o Brasil perder na Covid mais de 700 mil pessoas”, declarou Alckmin, reforçando a narrativa de que a culpa dos problemas na saúde pública é de governos anteriores, ignorando falhas e cortes na área já sob a gestão petista.
Realidade ou Discurso Político?
A cerimônia, que contou com a entrega de 156 ambulâncias do SAMU, foi mais uma oportunidade para o governo alimentar sua versão dos fatos. O vice-presidente e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacaram as ações atuais sem mencionar os desafios estruturais e a lentidão na ampliação de serviços essenciais do SUS.
Enquanto isso, a estratégia segue clara: manter o foco nos erros do passado para desviar a atenção das dificuldades presentes. Afinal, responsabilizar antecessores se tornou o principal argumento para justificar promessas não cumpridas e problemas que persistem.