Lula é vaiado durante ato oficial em Santiago, no Chile
Presidente foi vaiado por manifestantes que acompanharam ato em homenagem a general na capital chilena.
Durante sua visita oficial ao Chile nesta segunda-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de vaias enquanto depositava uma coroa de flores no monumento dedicado ao general Bernardo O’Higgins, em Santiago. O protesto ocorreu quando Lula se dirigia ao monumento, acompanhado por ministros como Mauro Vieira (Relações Exteriores), Nísia Trindade (Saúde) e Carlos Fávaro (Agricultura), além de Celso Amorim, assessor especial para assuntos internacionais.
As imagens transmitidas pelo canal governamental no YouTube mostram que os ministros tentaram localizar os manifestantes, mas Lula não respondeu ao protesto.
Lula está no Chile para tratar de temas de interesse bilateral, como comércio e questões políticas continentais. Embora não esteja oficialmente na agenda, é esperado que discuta com o presidente chileno, Gabriel Boric, a crise na Venezuela. Boric já se manifestou contra a reeleição de Nicolás Maduro, enquanto Lula adotou uma postura mais diplomática, cobrando a divulgação pública das atas de votação.
A visita também acontece um ano após uma divergência entre os dois presidentes sobre a guerra na Ucrânia. Lula havia relativizado a responsabilidade na invasão russa, o que gerou uma crise com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Boric, por sua vez, defendeu uma postura mais crítica em relação à Rússia, o que levou a um desacordo com Lula, que considerou a reunião com o líder chileno como apressada.