Lula já “tem em mente” indicado para presidência do BC, diz Haddad
Ministro afirmou ainda que vai levar ao presidente nomes dos outros indicados a diretorias da autarquia monetária
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (22) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já “tem em mente” o nome do próximo presidente do Banco Central (BC), que deverá passar por uma sabatina no Senado nas próximas semanas.
Haddad mencionou que essa é uma decisão exclusiva de Lula, que fará a indicação. Segundo ele, é provável que o nome mais cotado seja o do atual diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, que também desempenhou o papel de número dois no Ministério da Fazenda.
Além disso, Haddad informou que apresentará a Lula os nomes dos outros dois indicados para as diretorias do BC, cujos mandatos estão prestes a expirar. No entanto, a apresentação desses nomes dependerá da agenda do presidente.
O ministro não confirmou se o futuro presidente do BC e os novos diretores serão sabatinados simultaneamente no Senado. Ele explicou que isso dependerá da agenda de Lula e da sua disponibilidade para conhecer os indicados. Haddad acrescentou que o presidente pediu sugestões para os demais cargos na diretoria.