Lula Pressiona por Mais Corte: Defesa Pode Entrar na Mira dos Ajustes Fiscais

Lula Pressiona por Mais Corte: Defesa Pode Entrar na Mira dos Ajustes Fiscais

Haddad revela que presidente pede revisão de gastos em um novo ministério; pacote fiscal avança e Defesa pode ser impactada.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (11) que o presidente Lula solicitou a inclusão de mais um ministério na lista de cortes planejados para conter despesas e alcançar as metas fiscais futuras. Após já ter discutido medidas com pastas de alto orçamento, como Saúde, Educação, e Previdência, agora, a Defesa surge como possível alvo.

Embora Haddad não tenha mencionado explicitamente o novo ministério envolvido, fontes indicam que uma reunião com a Defesa está marcada. O encontro pode sinalizar cortes que afetem o regime previdenciário dos militares, ampliando o escopo das restrições. Até agora, representantes de 12 ministérios estiveram em reuniões com a equipe econômica, que analisa como reestruturar despesas em áreas essenciais.

Haddad também antecipou que o pacote, além de exigir ajustes constitucionais, pode ser dividido em várias propostas, com o objetivo de enviar parte das medidas por meio de medida provisória. Essa abordagem será discutida entre Lula e os líderes do Congresso antes de o pacote ser formalmente divulgado.

Corte Fiscal para Sustentar Crescimento

Conforme Haddad, a meta é fortalecer o “arcabouço fiscal”, promovendo uma transição do atual déficit para uma política fiscal mais equilibrada e sustentável.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias