Lula retorna a Brasília com mudanças ministeriais no horizonte

Lula retorna a Brasília com mudanças ministeriais no horizonte

Presidente ainda avalia possíveis trocas em pastas estratégicas após viagem à Ásia

Depois de uma viagem de sete dias pelo Japão e Vietnã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou neste domingo em Brasília cercado por especulações sobre novas mudanças no comando de ministérios.

Fontes do governo apontam que pastas como Secretaria-Geral, Mulheres e Desenvolvimento Agrário podem estar na mira da reforma. No entanto, Lula ainda não teria batido o martelo sobre quais cargos sofrerão alterações ou quem serão os novos nomes a compor seu time ministerial.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reforçou essa incerteza no sábado, ao afirmar que o presidente segue refletindo sobre as mudanças e não estipulou um prazo para as decisões:

— O presidente é quem define. Ele está avaliando e, quando chegar a uma conclusão, fará as mudanças. Não há data nem pressa. Ele pode alterar ministérios e outros órgãos no momento que considerar adequado — disse Rui Costa, durante um evento em Salvador.

No fim de fevereiro, Lula já havia promovido mudanças significativas, como a substituição de Nísia Trindade por Alexandre Padilha no Ministério da Saúde e a nomeação de Gleisi Hoffmann para a articulação política do governo, no cargo que era de Padilha.

Durante sua passagem pela Ásia, Lula esteve acompanhado de uma comitiva influente, incluindo o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de líderes partidários e sete ministros, entre eles Marina Silva (Meio Ambiente), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Carlos Fávaro (Agricultura).

Agora, de volta ao Brasil, o presidente deve pesar os próximos passos de sua gestão, enquanto aliados e adversários aguardam suas próximas movimentações.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias