Lula sanciona lei que mantém em sigilo nome de mulheres vítimas de violência doméstica

Lula sanciona lei que mantém em sigilo nome de mulheres vítimas de violência doméstica

Nome do autor do fato e demais dados do processo ainda poderão ser divulgados, segundo texto que altera a Lei Maria da Penha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (21/5), uma alteração na Lei Maria da Penha que impõe sigilo sobre a identidade da vítima em processos de violência doméstica.

A medida, aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado, assegura que o sigilo não se aplica aos dados do suspeito nem a outras informações do processo.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), autor da proposta, destaca que a medida busca preservar a imagem da vítima e evitar constrangimentos. Anteriormente, o sigilo dependia da autorização da Justiça.

“O projeto aprimora a Lei Maria da Penha, tão fundamental no combate à violência contra as mulheres. Mais uma conquista, fruto da luta persistente das mulheres brasileiras”, escreveu o presidente em uma postagem no X (antigo Twitter).

Outra medida sancionada pelo presidente nesta terça-feira diz respeito à prioridade no transporte de órgãos para transplante. O Projeto de Lei 2288/15 estabelece que órgãos públicos e empresas privadas que operem qualquer veículo devem priorizar o transporte de materiais destinados a transplantes, permitindo o cancelamento de reservas de passageiros para garantir o transporte sem penalidades por descumprimento de contrato.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags