
Lula Tenta Reafirmar Aliança com o Centrão com Convites Estratégicos para Viagem ao Japão e Vietnã
Pressão do PP e União Brasil em Brasília: um movimento para segurar a base no governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estendeu um convite ao ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e aos líderes do PP e União Brasil para acompanhá-lo em sua viagem oficial ao Japão e Vietnã, marcada para o próximo sábado (22/3). Esse gesto faz parte de uma estratégia para estreitar laços com o Centrão, em um momento delicado para o governo, já que essas duas siglas têm ameaçado deixar a base aliada no Congresso Nacional.
Os líderes do PP, Dr. Luizinho (RJ), e do União Brasil, Pedro Lucas (MA), já confirmaram presença, enquanto Lira ainda não respondeu ao convite. Além de buscar apoio nas lideranças partidárias, o presidente incluiu na viagem o atual líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), que havia sido preterido para a Secretaria de Relações Institucionais.
A viagem contará também com a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de pelo menos sete ministros do governo. Essa movimentação reflete o esforço de Lula para consolidar a base governista e tentar evitar uma possível debandada de aliados importantes no Congresso.