“Milei Afirma que Elon Musk Comprou CNN e Critica ‘Agenda Woke’ da Mídia”
Presidente argentino surpreende em discurso ao atacar canal e defender desregulamentação econômica
O presidente da Argentina, Javier Milei, fez uma declaração polêmica nesta quinta-feira (7) durante um discurso na Câmara do Comércio, em comemoração ao centenário da instituição no país. Em meio a críticas à imprensa e ao clima político dos Estados Unidos, Milei afirmou que o empresário Elon Musk, proprietário do X (antigo Twitter) e da Tesla, teria adquirido a CNN, a qual ele chamou de “bastião imundo da agenda woke”. A emissora, até então, pertence ao grupo Warner Bros. Discovery, e a suposta compra não foi confirmada pelo próprio Musk.
Durante seu discurso, Milei declarou: “Agora, não só teremos liberdade no X, mas também uma rede que não é tão socialista, então os esquerdistas terão que se acostumar”. A fala marcou o tom do evento, onde o presidente argentino aproveitou para expor suas medidas econômicas e reforçar a batalha que, segundo ele, seu governo enfrenta contra a mídia tradicional.
O presidente também comparou seu ministro da Desregulamentação e Transformação do Estado, Federico Sturzenegger, a Musk, mencionando que Donald Trump estaria considerando o bilionário para um cargo em seu governo. “Trump trouxe Musk para replicar o que Sturzenegger está fazendo: estamos exportando o modelo da motosserra e desregulamentação para o mundo todo”, declarou Milei, em referência ao apelido que deu ao seu plano de cortar regulações.
Ainda em seu discurso, Milei usou um slogan inspirado na campanha de Trump: “Estamos aqui para reconstruir essa grande Argentina, torná-la grande novamente”.
Uma fonte próxima ao governo revelou à Reuters que Milei pretende se encontrar com Trump e Musk na próxima semana, na Flórida, para discutir temas de interesse mútuo.