Monark confirma mudança para os EUA após ser ‘perseguido’ por Moraes

Monark confirma mudança para os EUA após ser ‘perseguido’ por Moraes

Bruno Ayub, mais conhecido como Monark, anunciou que deixou o Brasil para se estabelecer nos Estados Unidos, alegando ter sido alvo de “perseguição” por parte do ministro Alexandre de Moraes.

Em uma entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, o influenciador digital explicou que a decisão de mudar de país foi motivada pela sensação de se tornar um “perseguido político”.

“O Brasil está se transformando em uma espécie de ditadura do Judiciário, onde a lei já não tem mais vigor. Sinto-me como um alvo de perseguição política e, infelizmente, por preocupação com minha segurança e para continuar com meu trabalho, vi-me obrigado a vir para os Estados Unidos, um país que valoriza a liberdade de expressão. Pretendo manter meu podcast abordando a situação no Brasil”, desabafou Monark.

É importante ressaltar que em 2023, o influenciador entrou na mira do judiciário devido a críticas consideradas infundadas ao trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições do ano anterior.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a suspensão dos perfis de Monark devido ao conteúdo que incentivou os eventos de 8 de janeiro, além de continuar a disseminar notícias falsas e desinformação sobre as eleições. Mesmo assim, Monark criou novas contas.

Moraes também impôs uma multa de R$ 300 mil ao influenciador digital, ordenando ao Banco Central que bloqueie imediatamente esse valor das contas de Monark para garantir o pagamento da penalidade.

Além disso, o ministro exigiu que as plataformas digitais removam os novos perfis criados. Os pedidos foram feitos à Apple, Deezer, Amazon, Meta (Facebook e Instagram), Google, Spotify, TikTok, Twitter, entre outras. Também foi determinada a abertura de um inquérito para investigar Monark por desobediência a uma decisão judicial.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags