Olimpíadas

Olimpíadas

Sargento Beatriz Souza: Exército comemora 1º ouro do Brasil na Olimpíada de Paris

Foi a primeira vez que o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio

O Exército Brasileiro celebrou, no início da tarde desta sexta-feira (2), a conquista da medalha de ouro por Beatriz Souza na Olimpíada de Paris. A judoca, de 26 anos, é sargento da instituição. Esta é a primeira vez que o Brasil alcança o lugar mais alto do pódio nesta edição dos Jogos Olímpicos.

“A 3ª Sargento Beatriz Souza, militar do Exército Brasileiro e integrante do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024!!! (…) Os integrantes do Exército Brasileiro parabenizam você pela importante conquista e expressam nosso orgulho de vê-la no topo do pódio”, declarou a Força.

Beatriz Souza ganhou a medalha de ouro na categoria judô +78 kg nesta sexta-feira (2) durante a Olimpíada de Paris 2024. Esta foi a estreia olímpica da atleta brasileira.

Beatriz, nascida em Itariri e criada em Peruíbe, é paulista. Aos 26 anos, ela começou a praticar judô ainda criança, inspirada por seu pai, Poseidonio José de Souza Neto, ex-atleta profissional de judô. A primeira medalha de Bia veio aos sete anos, pela Associação Budokan de Peruíbe. Ela chegou a experimentar a natação, mas decidiu continuar nos tatames.

Aos 15 anos, Bia se mudou para São Paulo para perseguir seu sonho. Ela começou sua carreira no Palmeiras e atualmente compete pelo Esporte Clube Pinheiros.

No currículo, Bia acumula vários pódios. Nos últimos anos, ela foi vice-campeã mundial em 2022 e ganhou medalha de ouro no Grand Slam de Baku e no Open de Varsóvia, em 2023. Ela também conquistou o primeiro lugar no Pan-Americano de Judô em Calgary, no Canadá, em 2023. No Open de Perth, na Austrália, ela ficou com a prata. A medalha de bronze veio no Pan-Americano de Santiago, no Chile, no ano passado.

Judoca, estudante de administração e sargento do Exército, Bia é casada com o ex-jogador de basquete Daniel Souza. Ela fez sua estreia olímpica em Paris.

No último ano, ela foi homenageada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) com o Prêmio Brasil Olímpico, a principal premiação do esporte olímpico nacional. Ela foi eleita a melhor atleta no judô, na categoria peso pesado +78kg, em 2023. Atualmente, Bia ocupa a quinta posição no ranking mundial.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags