Ortega chama de “vergonhosa” atuação de Lula sobre Venezuela e cita Lava Jato

Ortega chama de “vergonhosa” atuação de Lula sobre Venezuela e cita Lava Jato

Após expulsão de embaixador brasileiro, presidente da Nicarágua arremete contra Lula e questiona até política interna do petista

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, criticou duramente Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, nesta segunda-feira (26), em resposta à posição brasileira sobre as eleições na Venezuela. Ortega justificou a ruptura das relações diplomáticas com o Brasil e acusou Lula de agir como um representante dos Estados Unidos na América Latina.

Essas críticas vieram após a expulsão do embaixador brasileiro na Nicarágua, Breno de Souza, duas semanas atrás. Ortega atacou a proposta de Lula por novas eleições na Venezuela, chamando-a de “vergonhosa” e alinhada com as agendas dos EUA, Europa e outros governos da região.

Além das críticas à política externa, Ortega também mencionou os escândalos de corrupção envolvendo o governo de Lula, como a Operação Lava Jato, e insinuou que a administração de Lula não foi “muito clara ou limpa”. Ele ainda comentou sobre uma tentativa de Lula de intermediar conversas entre a Nicarágua e o Papa Francisco, o que Ortega rejeitou, afirmando que não precisava de intermediários.

Ortega também alfinetou o presidente colombiano Gustavo Petro, acusando-o de disputar com Lula o papel de “representante dos ianques” na América Latina. Em um discurso inflamado, Ortega destacou a soberania e dignidade da Nicarágua frente às potências maiores, como o Brasil.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags