Partido socialista oficializa candidatura de Maduro; oposição segue fora da disputa

Partido socialista oficializa candidatura de Maduro; oposição segue fora da disputa


Chavismo indica Maduro para a reeleição na Venezuela

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), atualmente no poder, oficializou Nicolás Maduro como seu candidato nas eleições presidenciais marcadas para 28 de julho. O anúncio foi feito por meio de uma publicação nas redes sociais, na qual os membros expressaram seu “apoio ao presidente Nicolás Maduro” após assembleias realizadas em diferentes estados do país.

Embora a proclamação oficial esteja prevista para sexta-feira, Maduro agradeceu antecipadamente pelo apoio. A data das eleições, determinada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), respeita o acordo de realizar o pleito no segundo semestre de 2024. No entanto, essa programação pode afetar as missões internacionais de observação, já que o convite a observadores da União Europeia (UE), ONU e Centro Carter, dos Estados Unidos, foi enviado.

Os candidatos oficiais devem ser indicados ao CNE entre 21 e 25 de março. Maduro, que busca a reeleição, está em campanha há semanas, aumentando suas aparições públicas e anunciando programas sociais de “nova geração” e obras públicas. Enquanto isso, a oposição enfrenta o desafio de encontrar um candidato após a desqualificação política de María Corina Machado, vencedora das primárias da principal coalizão da Plataforma Unitária em outubro passado. Embora Machado insista em sua candidatura, ela foi inabilitada por 15 anos, levando a oposição a buscar uma alternativa.

O chavismo, liderado por Maduro, está no poder há 25 anos, e as últimas eleições em 2018 foram marcadas por controvérsias quanto à legitimidade e transparência, resultando em ampla contestação e não reconhecimento por parte da oposição, dos Estados Unidos e da União Europeia.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags