PF Desvenda Fraude que Tentou Filiar Lula ao Partido de Bolsonaro
Operação investiga jovem suspeito de inserir dados de Lula no site do PL; funcionário do partido teria validado o registro
Nesta quarta-feira (30), a Polícia Federal realizou buscas no Mato Grosso do Sul como parte da investigação sobre uma fraude que tentou filiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Partido Liberal (PL), conhecido por sua oposição ao governo atual e por ter Jair Bolsonaro como um de seus principais filiados. A suposta filiação, que ocorreu em julho de 2023, foi detectada e revertida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no mesmo ano.
As buscas foram realizadas na cidade de Fátima do Sul, onde um menor de idade é apontado como suspeito principal do esquema. Segundo apurações, não houve invasão hacker no sistema de filiações partidárias; ao invés disso, o jovem teria inserido dados falsos no formulário de filiação disponível no site oficial do PL, incluindo informações pessoais de Lula, como endereço, contato e até selfies e documentos.
A operação também investiga o papel de um funcionário do PL, que teria confirmado as informações no sistema, aprovando o cadastro sem verificar a autenticidade dos dados. A PF informou que os envolvidos podem responder por falsidade ideológica, falsa identidade e invasão de sistema informático. Além disso, o inquérito busca esclarecer se essa fraude foi um caso isolado ou parte de um esquema maior com outras filiações falsas.