PF faz buscas em endereços de Carla Zambelli e prende hacker da ‘Vaza Jato’

PF faz buscas em endereços de Carla Zambelli e prende hacker da ‘Vaza Jato’


Em continuação das ações para proteger a Constituição e a ordem jurídica, a Polícia Federal está executando mandados judiciais relacionados a invasões ou tentativas de invasões de sistemas de informática do Poder Judiciário da União, como parte dos ataques às instituições.

A operação 3FA tem como objetivo esclarecer o envolvimento de indivíduos na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Os agentes estão cumprindo cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva no estado de São Paulo e no Distrito Federal, além de analisar o material apreendido.

Essas ações fazem parte de um inquérito policial aberto para investigar a invasão do sistema do CNJ, que foi inicialmente conduzido pela Justiça Federal, mas posteriormente foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal devido a indícios de possível envolvimento de pessoa com prerrogativa de foro.

Os crimes sob investigação ocorreram entre 4 e 6 de janeiro de 2023, quando foram inseridos no sistema do CNJ e, possivelmente, em outros tribunais do Brasil, 11 alvarás de soltura de indivíduos presos por diferentes motivos e um mandado de prisão falso em nome do ministro do STF Alexandre de Moraes.

As ações fraudulentas foram realizadas após a invasão criminosa dos sistemas em questão, utilizando credenciais falsas obtidas de maneira ilegal. Os fatos em investigação são suspeitos de configurar os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags