PF indicia Bolsonaro por falsificação de certificado da vacina da Covid-19

PF indicia Bolsonaro por falsificação de certificado da vacina da Covid-19


A Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro, Mauro Cid e o deputado federal Gutemberg Reis por associação criminosa e falsificação de certificados de vacinação contra a Covid-19. O indiciamento implica que a PF encontrou elementos suficientes para apontar os responsáveis pelos crimes, e agora o Ministério Público Federal irá analisar o caso para decidir se apresenta denúncia à Justiça ou se arquiva a investigação.

Além dos mencionados, outras 16 pessoas também foram indiciadas, incluindo militares, profissionais da saúde e outros envolvidos no esquema. Os crimes envolvem a inserção de dados falsos em sistemas públicos e uso indevido de documento falso.

A investigação aponta que o grupo inseriu informações falsas nos sistemas de vacinação entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, com o objetivo de emitir certificados ideologicamente falsos, visando obter vantagens indevidas relacionadas à burla das regras sanitárias durante a pandemia de Covid-19.

Tanto Bolsonaro quanto Mauro Cid e Gutemberg Reis estão entre os indiciados por associação criminosa e inserção de dados falsos. O caso agora está nas mãos do Ministério Público Federal, que decidirá os próximos passos da investigação.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags