Policiais federais voltam a protestar contra ‘descaso’ do governo Lula

Policiais federais voltam a protestar contra ‘descaso’ do governo Lula

Delegados e outros servidores da Polícia Federal (PF) anunciaram uma paralisação para a quinta-feira, dia 16, em busca da reestruturação das carreiras da corporação. Os profissionais expressaram insatisfação com o que consideram um “desrespeito” por parte do governo Lula em relação a uma antiga reivindicação da categoria.

A presidente da Federação Nacional dos Delegados da PF, delegada Tânia Prado, destacou a preocupação com a falta de iniciativa do governo em reestruturar e valorizar a Polícia Federal, especialmente em um momento de crise na segurança pública, com o aumento da atuação de milícias, facções e narcotraficantes.

Este será o segundo ato de protesto dos policiais federais, impactando diversas atividades da PF em todo o país ao longo do dia. No primeiro ato, em outubro, chamado de “Dia D”, as manifestações ocorreram nas superintendências regionais e outras unidades da PF.

Na próxima quinta-feira, está prevista uma manifestação em Brasília, com atividades em frente à sede da PF e, posteriormente, na área próxima ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao lado do Palácio do Planalto.

Os policiais federais alegam que o governo, ao implementar a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) Lula em portos e aeroportos para combater o tráfico de drogas e armas no Rio de Janeiro e em São Paulo, intensificou o uso do efetivo da PF, evidenciando a falta de compromisso com a valorização das carreiras.

Entidades de classe também acusam o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos de “desrespeito” e “descaso”. O movimento dos policiais espera uma reunião no dia 28 de novembro para discutir uma proposta de reestruturação das carreiras em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags