
Reprovação dispara e aprovação derrete: brasileiros avaliam governo Lula com olhar crítico
Pesquisa revela que mais da metade do país está insatisfeita com a gestão; Sul lidera rejeição, enquanto o Nordeste sustenta apoio
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma forte onda de insatisfação. Segundo dados da pesquisa Pulso Brasil, do Instituto Ipespe, divulgados nesta quarta-feira (21), 54% dos brasileiros desaprovam a atual gestão, enquanto apenas 40% ainda mantêm algum grau de aprovação. Outros 6% preferiram não opinar ou não souberam responder.
O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 19 de maio de 2025, ouvindo 2.500 pessoas em todo o Brasil, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95,45%.
O cenário permanece estagnado desde março, quando os números foram praticamente os mesmos: 54% de reprovação, 41% de aprovação e 5% de indefinição.
Quando se observa os dados por região, o contraste salta aos olhos: no Sul, 59% rejeitam o governo, a maior taxa do país. Por outro lado, o Nordeste segue como o principal bastião de apoio a Lula, com 49% de aprovação.
A pesquisa também sondou a percepção dos brasileiros sobre a condução da economia. Apesar da alta taxa de reprovação geral, 57% acreditam que a economia está no rumo certo, enquanto 38% avaliam que o caminho seguido está errado — um dado que, no mínimo, gera certo paradoxo frente à avaliação negativa do governo como um todo.
Além disso, o estudo revelou quais foram os temas políticos que mais chamaram a atenção dos brasileiros nas últimas semanas. Entre os mais citados estão o escândalo de fraudes no INSS, as viagens de Lula ao exterior, os acordos comerciais com a China, além de uma declaração polêmica da primeira-dama, Janja, sobre o TikTok.