Secretário da Agricultura do governo Lula pede demissão após crise em leilão de arroz

Secretário da Agricultura do governo Lula pede demissão após crise em leilão de arroz

Diante da crise envolvendo o leilão público para a importação de arroz, Neri Geller, secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, pediu demissão. A informação foi confirmada pelo ministro Carlos Fávaro nesta terça-feira (11).

A demissão está relacionada a uma suspeita de conflito de interesse, depois que empresas de um ex-assessor de Geller intermediaram a compra do cereal no leilão. O caso foi exposto pelo portal Agrolink. Além disso, o ex-assessor era sócio do filho de Geller.

“Hoje pela manhã, o secretário Neri Geller me comunicou sua decisão. Ele explicou que quando seu filho se tornou sócio desta corretora de Mato Grosso, ele não era secretário de política agrícola, portanto, não havia conflito de interesse naquela época,” afirmou o ministro Fávaro.

“Essa empresa não está operando, não participou do leilão, não há nada que desabone ou gere qualquer suspeita, mas o caso gerou transtorno e ele colocou seu cargo à disposição. Ele pediu demissão e eu aceitei,” completou.

Também nesta terça-feira, o governo federal decidiu anular o leilão público após as empresas vencedoras apresentarem “fragilidades” em sua capacidade de realizar a importação do alimento. Na segunda-feira, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) enviou um ofício à Bolsa de Cereais e Mercadorias de Londrina (BCML) e à Bolsa de Mercadorias do Mato Grosso (BMT), que intermediaram a compra, solicitando a comprovação de sua capacidade técnica e financeira.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags